“Você ama a natureza quando se sente parte dela” (ditado anônimo)
A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), é a restauração e a revitalização dos ecossistemas. O dia é dedicado à conscientização global em prol do meio ambiente e apesar de ter sido criado em 1972, está mais atual do que nunca. As novas métricas ESG (sigla no inglês para meio ambiente, social e governança) trouxeram nova luz a essa temática.
A data tem crescido e ganhado atenção tanto da sociedade como do poder público. As mudanças climáticas impõem novas análises de riscos e oportunidades para dois lados específicos do mercado, investidores e consumidores. Por parte dos investidores, cuidados redobrados nos riscos inerentes ao negócio AgroAmbiental como: clima, chuvas, estrutura do solo, resiliência das plantas a pragas e doenças, inovação, tecnologia, entre outros. Sob o ponto de vista do consumidor, um olhar mais crítico à rastreabilidade dos produtos no que tange o desmatamento, uso sustentável dos recursos hídrico, conservação da biodiversidade, respeito, inclusão e diversidade social. Está na disrupção dos sistemas de produção e consumos os grandes riscos e oportunidades nos próximos 20 anos, tanto para empresas quanto a países, sempre observados por seus cidadãos, digo, os eleitores e consumidores.
Cada ano mais divulgada pelos meios de comunicação, discutida e reverberada nas redes sociais, a semana do meio ambiente tem entre seus objetivos mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas para agir ativamente pelo desenvolvimento sustentável, promover a conscientização, elevar o espírito cidadão e promover parcerias para garantir que os países e povos desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.
Existe um antigo ditado popular que diz, “O mundo não pode se dividir em dois lados. Um que come, mas não dorme por medo daqueles que não comem”. Uso esse como metáfora para afirmar que as pessoas e empresas que contribuem dia a dia na construção de um novo modelo de desenvolvimento socioambiental e econômico não podem ter medo daqueles que, insistindo em desprezar a ciência continuam a depredar o planeta. Essa parcela importante da sociedade moderna precisa se expressar, gritar mais alto que a negação, ocupar os espaços das decisões políticas, sociais e empresariais.
Se o mote da semana do meio ambiente de 2021 é a restauração e a revitalização dos ecossistemas, minhas dicas são: RECRIE sua atuação política, RESTAURE suas visões ambientais, REIMAGINE suas ações sociais. Vamos RECRIAR o nosso Brasil, REIMAGINAR nossa sociedade e RESTAURAR nosso planeta! Abraços Amazônicos!
コメント